domingo, 26 de maio de 2019

Minicurso O UNIVERSO DA INCLUSÃO e Seus Dilemas

"Filhos são para o mundo!"
Filhos com deficiências intelectuais, e algumas físicas e sensoriais, são para os pais para o resto da vida.

A perspectiva com que isto é avaliado, faz toda a diferença para as famílias e, sobretudo, para as pessoas inclusivas.

APRESENTAÇÃO
Minicurso auxiliar de pais, professores, cuidadores, pessoas com deficiências, pesquisadores, gestores, estudantes e interessados no universo da Inclusão.

Apresenta de forma lúdica os percalços da caminhada das pessoas com deficiências e seus familiares. A proposta visa atingir o maior número possível de pessoas inclusivas, familiares e profissionais de todas as áreas, empenhados na construção de uma sociedade mais solidária através da informação de qualidade. As turmas têm em média 20 alunos, que recebem informações atualizadas sobre deficiências, tendências na educação, protocolos de saúde, mercado de trabalho, introdução à capacitação de palestrantes, multiplicadores e gestão das possibilidades de geração de receita pelas famílias inclusivas.

FORMATO
Primeira parte: Demonstração da realidade da deficiência no Brasil e no Mundo, dados históricos, antropológicos, estatísticos, trajetória dos participantes, terminologias, modismos, dilemas familiares, dificuldades de aprendizagem e possíveis soluções.

Segunda parte: Vivências práticas sensoriais, físicas, intelectuais, musicais e dramatizações para despertar os sentidos e os vários tipos de inteligências que muitas vezes ficam adormecidas pelo cotidiano.

Nas duas partes do curso, são permitidas intervenções dos participantes com depoimentos sobre os temas propostos, valorizando-se o diálogo. São permitidos celulares ligados, interferências inesperadas ou falar de ancestrais africanos. Os alunos podem deixar a sala a qualquer momento.

Guto Maia é professor pesquisador de educação Inclusiva e Pedro Rosengarten é ator inclusivo e autista.

São palestrantes credenciados do Memorial da Inclusão, desde 2016.

#minicurso_o_universo_da_inclusão #guto_maia_pedro_rosengarten #família_maia_rosengarten_educacional