sábado, 19 de junho de 2010

Morre Saramago

Saramago lê poemas para milhares de pessoas em praça na cidade do México, em 2001 
Saramago lê poemas para milhares de pessoas em praça na Cidade do México, 2001.

Crítico e contundente, o escritor português ganhador do Nobel de Literatura faleceu nas Ilhas Canárias nesta sexta feira, 18/6/2010.
Lamentável perda para o mundo da arte e do humanismo.
Escreveu ele em seu último post:
“Acho que na sociedade atual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idéias, não vamos a parte nenhuma”.
E em uma ocasião de 2004:
“Todos os dias uma comédia vergonhosa que se chama democracia é encenada. Nesta comédia, pode-se debater de tudo, menos a própria democracia. A falsidade central deste modelo reside no fato de que o poder econômico é o mesmo que o poder político. O único antídoto para reverter esse mau funcionamento da democracia é construir uma sociedade crítica que não se limite a aceitar as coisas pelo que elas parecem ser e depois não são, mas se faça perguntas e diga não sempre que for preciso dizer não. Para isso, é urgente voltar à filosofia e à reflexão”
Ficou mais pobrinho este mundo tão rico em tecnologia e consumismo que experimentamos.
Saudações acadêmicas
Prof. José Amaral


José Saramago (Assista ao vídeo)
(MEMÓRIA) Em homenagem a José Saramago, reprisamos aqui matéria que a TV Cronópios fez durante a passagem do escritor por São Paulo em dezembro de 2008. Vale a pena ver e rever sempre.