sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Overmundo


Sertanejos, renda de bilro, fotopintura e tapebas


A História da música sertaneja sul-mato-grossense jamais será a mesma. Em "Os pioneiros: a origem da música no MS", lançado com exclusividade no Overmundo, Rodrigo Teixeira narra a trajetória de artistas da década de 1950 que ajudaram a fundar a cultura local. Com entrevistas, fotografias e uma discografia de mais de cem álbuns, o livro detalha a obra de Délio e Delinha, Beth e Betinha, Zacarias Mourão e muitos outros. Confira o texto de apresentação e baixe o livro na íntegra.


A renda de bilro, marca registrada do artesanato do Ceará, sobrevive nas mãos habilidosas de seis mulheres em Santana do Cariri (CE). Jack Correia apresenta o Projeto Bilro.



Por falar em Cariri... do Crato (CE), a pesquisadora de moda e comportamento, Cleo do Valle, analisa o trabalho de Telma Saraiva em fotopinturas populares, e a influência que a moda e o cinema exerceram sobre sua arte.



Xavantes ensinam tapebas a importância de gravarem registros audiovisuais "com alma de índio" e não apenas "encenações comerciais", como no mundo Warazu (civilizado). Leia mais sobre a oficina xavante na aldeia tapeba e o diálogo entre os dois povos.

Por dentro do Overmundo
SOS São Luís do Paraitinga ::: Castigada pelas chuvas, São Luís do Paraitinga, bela e acolhedora cidade histórica do interior paulista, tem passado momentos difíceis nas últimas semanas. O Overmundo se solidariza e relembra bons momentos da cidade na visita de Delfin, que relata a exibição da sessão de filmes do projeto Revelando os Brasis em 2007. À época, o curta de Vanessa Cristina de Oliveira, moradora de São Luís, narrava a história do padre que por 50 anos proibiu o carnaval na cidade e foi exibido em praça pública bem no dia dos festejos de Corpus Christi, tradição local.

Sr. Orgastic ::: Quando o Sr. Orgastic nasceu no vídeo, o Overmundo já estava lá! Direto do túnel do tempo, relembramos os primeiros 15 minutos de fama de Sérgio Francischini, o Sr. Orgastic, em texto de Daniel Cariello em 2006.
+ O Overmundo apresenta

Leu a nota aí acima sobre o livro "Os pioneiros", que conta a história da música sertaneja sul-mato-grossense? Então, o que está esperando para baixar o livro?


Bruno Figueiredo e Daniel Guazina, cada um a seu modo, falam sobre a propaganda e mercado consumidor GLS e o conceito de "pink money".


Publicação: http://www.overmundo.com.br/