sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Concurso de vôos malucos acontece em São Paulo

Projeto de um dos aviões malucos que vai tentar vôo neste sábado
Projeto de um dos aviões malucos que vai tentar vôo neste sábado
Divulgação
Fabiano Rampazzo para Planeta Terra
Quem quiser se divertir vendo um bando de malucos tentado alçar vôo com engenhocas sem motor construídas na garagem de casa é só chegar no Parque Ecológico do Tietê, zona leste da capital, neste próximo sábado, às 11h. O evento, Red Bull Flugtag - O Dia do Vôo, que acontece pela segunda vez, é também um concurso que vai trazer pelo menos 40 equipes, de "Bichos da Goiaba" a "Barril do Chaves", em uma disputa que promete ser acirrada.
O ator e apresentador Márcio Garcia vai conduzir a divertida competição, ao seu lado estará a VJ da MTV Marina Person e, no júri, nomes como Fiorella Mattheis, Chorão e Maya Gabeira. Assim, jurados e público poderão ver esses 40 times decolando (ou tentando decolar) de uma plataforma de 10m de altura com suas máquinas voadoras - todas 100% caseiras e sem motor - oriundas de 12 estados brasileiros. Os paulistas, com 20 equipes, são maioria.
"A idéia para a nossa equipe veio da crise mundial", explica Paulo Ramos, do time "Queda da Bolsa", que construiu uma máquina em que as alças de uma bolsa feminina fazem o papel de asa. Criativo? Patético? Você decide.
Em 2006, na primeira edição, mais de 30 mil pessoas acompanharam o evento no Parque do Carmo, também em São Paulo. Para este ano as regras não se alteraram: cada equipe selecionada vai trazer sua máquina caseira, com no máximo 10 metros de envergadura e 200 kg (contando o piloto) sem que nenhum tipo de motor possa ajudar na decolagem. Ganha a equipe que mais chamar atenção com sua máquina e vôo e, também, aquela que voar mais longe antes da aterrissagem no lago do Parque Ecológico do Tietê. Em 2006 os mineiros da equipe Tracoleta conseguiram um vôo de incríveis 17 metros.
Vale lembrar que o evento é gratuito e para qualquer idade. O Parque Ecológico do Tietê fica às margens da Rodovia Ayrton Senna, com acesso no Km 17 no sentido São Paulo - Rio de Janeiro. Desenhado pelo arquiteto Ruy Ohtake em 1976, o parque passou por uma revitalização em 2004 e hoje recebe cerca de 200 mil visitantes por mês.